Por Flávio Felix e Daniele Gonçalves
Atualmente, em decorrência da pandemia, essa metodologia de atendimento tem ficado popularizada dentre as várias áreas da saúde e até mesmo em outras. O que talvez nem todos saibam é que a psicologia já é pioneira nessa forma de atender, já com alguns anos de prática.
Não é incomum que ao buscar um psicólogo, a pessoa peça indicação a algum amigo, familiar ou outro profissional. Mas nem sempre a localização física estará em acordo com as necessidades de ambos. Exemplo disso são os brasileiros que residem no exterior e que nem sempre encontram psicólogos brasileiros que estejam atuando naquele local. Claro que não é algo restrito a esse público, podendo ser feita a opção do online por preferência apenas.
No entanto, o caminho para se chegar até aqui não foi fácil e houve muita preocupação nesse processo. Nessa perspectiva, podemos ressaltar dois momentos importantes para o Conselho Federal de Psicologia (CFP). O primeiro foi em 2012 com a Resolução 11/2012 que previa números limitados de atendimentos que poderiam ser realizados em caráter experimental por meio de tecnologias da informação. Nesta fase, esses atendimentos não se caracterizavam como psicoterapia online. O segundo momento foi em 2018 com a Resolução 11/2018, que regulamentou a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação, e então a psicoterapia online foi instituída como prática prevista pelos psicólogos.
Na prática, os atendimentos nessa modalidade funcionam muito semelhantes ao presencial, sendo utilizada a mesma metodologia e ferramentas. Não existe limite de número de sessões e o profissional deve ser previamente cadastrado no Conselho Federal de Psicologia para prestar atendimento nessa modalidade.
Podem ser atendidos crianças e adolescentes com consentimento de um dos responsáveis e adultos em geral. Existem situações especificas em que essa prática é vetada, tais como situações de urgência, emergência, violação de direitos ou violência. Nesses casos é orientado o atendimento presencial.
Aqui na Clínica CrêSer, seguimos todas as recomendações e temos os profissionais devidamente cadastrados no site do CFP, o que permite uma prestação adequada e alcance dos resultados esperados. Se você tem interesse em conhecer mais sobre o tema, marque sua consulta com um de nossos profissionais.
Fontes: cfp.org.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!