1. A ausência de atividades de lazer prazerosas pode ser um grande problema.
  2. Pesquisas indicam que quanto maior o número de atividades prazerosas que a pessoa estiver envolvida, maior será a incidência de sentimentos positivos.
  3. Algumas pessoas passam muito tempo envolvidas em atividades que precisam ser cumpridas ou obrigatórias, mas não necessariamente prazerosas (trabalho, tarefas domésticas, etc.), ou seja, “eu preciso fazer” e não “eu quero fazer”. Uma opção melhor é encontrar uma forma equilibrada entre os deveres e os prazeres.

 

Como criar atividades prazerosas

 

  • Crie um menu de atividades prazerosas. Coloque no papel absolutamente tudo o que lhe vier à mente, por mais absurdo que possa parecer. Depois, selecione aquelas que são agradáveis para você. Algumas das atividades que você selecionar poderão ser coisas que costumava fazer para se divertir e outras que gostaria de fazer.
  • Desenvolva um “plano de atividades prazerosas”. Reserve um pequeno período de tempo diário para elas (cerca de 30 a 60 minutos). Busque refletir no dia o que de fato você “quer” fazer, para que a atividade não se torne mais uma obrigação.

 

Cuidados a serem tomados

(a)       Comprometa-se com seu planejamento;

(b)       Lembre que um estilo de vida “equilibrado” não significa um número exatamente igual para deveres e prazeres. “Equilibrado” refere-se ao grau de satisfação com o próprio dia-a-dia;

(c)        Preveja os problemas que poderão interferir em seus planos;

(d)       Esteja certo de que as atividades escolhidas são de fato prazerosas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.