- A ausência de atividades de lazer prazerosas pode ser um grande problema.
- Pesquisas indicam que quanto maior o número de atividades prazerosas que a pessoa estiver envolvida, maior será a incidência de sentimentos positivos.
- Algumas pessoas passam muito tempo envolvidas em atividades que precisam ser cumpridas ou obrigatórias, mas não necessariamente prazerosas (trabalho, tarefas domésticas, etc.), ou seja, “eu preciso fazer” e não “eu quero fazer”. Uma opção melhor é encontrar uma forma equilibrada entre os deveres e os prazeres.
Como criar atividades prazerosas
- Crie um menu de atividades prazerosas. Coloque no papel absolutamente tudo o que lhe vier à mente, por mais absurdo que possa parecer. Depois, selecione aquelas que são agradáveis para você. Algumas das atividades que você selecionar poderão ser coisas que costumava fazer para se divertir e outras que gostaria de fazer.
- Desenvolva um “plano de atividades prazerosas”. Reserve um pequeno período de tempo diário para elas (cerca de 30 a 60 minutos). Busque refletir no dia o que de fato você “quer” fazer, para que a atividade não se torne mais uma obrigação.
Cuidados a serem tomados
(a) Comprometa-se com seu planejamento;
(b) Lembre que um estilo de vida “equilibrado” não significa um número exatamente igual para deveres e prazeres. “Equilibrado” refere-se ao grau de satisfação com o próprio dia-a-dia;
(c) Preveja os problemas que poderão interferir em seus planos;
(d) Esteja certo de que as atividades escolhidas são de fato prazerosas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!