Por Daniele Gonçalves Pompeu de Camargo e Flávio Felix
Nos transtornos de ansiedade, o tema central é a vulnerabilidade. Ela advém da tendência que o indivíduo tem a superestimar os perigos e riscos e subestimar os recursos de enfrentamento. Os pensamentos de uma pessoa com ansiedade refletem um sentido exagerado de ameaça ou perigo sem nenhuma evidência real que de fato vão acontecer, como, por exemplo, “e se eu não conseguir aquele emprego?”, “e se eu passar mal?”, “e se me faltar o ar?”, “e se eu morrer?”.
Os indivíduos ansiosos acreditam que estão efetivamente sob ameaça de dano psicológico, físico ou social. Importante enfatizar que o elemento determinante da experiencia de ansiedade não é o evento em si e o valor real de ameaça ou perigo contido pelo evento, mas a representação do evento pelo sujeito.
As crenças associadas à experiencia de ansiedade podem ter sido úteis em algum momento da vida, mas com o passar do tempo, tornaram-se problemáticas devido ao fato de perderem a flexibilidade diante da realidade vivida. Exemplos desses tipos de crenças são: “é importante ficar calmo o tempo todo”, “se eu não me controlar corro o risco de perder o controle”, “se eu for rejeitado, sofrerei muito e meu sofrimento nunca acabará”.
Dentro do processo de tratamento é explicado ao paciente como que a ansiedade se instala e o motivo pelo qual alguns sintomas fisiológicos (taquicardia, alteração respiratória, aumento da pressão arterial, tontura, entre outros)são desencadeados. Além disso, são utilizadas técnicas de questionamento para auxiliar o paciente a manter o risco dentro de uma perspectiva real, já que situações de risco e ameaça de fato podem acontecer (não necessariamente na frequência e intensidade com o que o ansioso contempla). Ao final, busca-se a elaboração de estratégias de enfrentamento, tais como respiração diafragmática, deslocamento de atenção e habilidade de resolução de problemas.
Fonte: Revista psique, edição especial no 3, 2007, pgs 20-23, São Paulo – SP
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!